COMEMORAÇÃO AO DIA DO IDOSO

Em homenagem ao idoso brasileiro foi instituído O Dia do Idoso no Brasil, comemorado em 1º de outubro. A grande conquista desta data foi a aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.

Nesta data somos convidados a meditar sobre as questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc. O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.

Pensando nisso, o Portal Agita Galera São Paulo do Ministério do Saúde designou as equipes de saúde, das cidades do Estado de São Paulo, que desenvolvam atividades voltadas aos idosos na semana que antecede o dia do idoso no Brasil e, para isso, ficou instituído o Dia D do Agita Idoso no dia 29 de setembro de 2017.

Com objetivo de propiciar um momento de interação e lazer entre os idosos da cidade de São Francisco - SP, foi traçada uma parceria entre Equipe da Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura, Ponto de Cultura e CRAS para então comemorarmos esta data festiva.

O encontro foi realizado no dia 27 de setembro de 2017 no CCI-Centro de Convivência do Idoso Jesus Nunes de Morais de São Francisco – SP, à partir das 13horas. Dentre as atividades propostas, foi realizada aferição de pressão arterial de todos os presentes pelas enfermeiras da ESF. À seguir, ocorreu uma abertura do evento, com falas do Prefeito Maurício e da Presidente do Fundo Social de Solidariedade Marta Denisia. Logo, os idosos foram convidados a participar de atividades dinâmicas envolvendo alongamentos e exercícios globais ativos em grupos, ministrado pela fisioterapeuta da UBS, Drª Dieine Morise Mendes Garcia e contando com participação dos integrantes do grupo de pilates do “Projeto de RPG e Pilates” da cidade. Por fim, teve um forró com um sanfoneiro do município enfatizando dança típica, caipira e sertaneja.

Foram distribuídas lembrancinhas para cada idoso e um café da tarde farto e saboroso pelo Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura Municipal e CRAS.