PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL REALIZA CURSO DE SANGRIA

A Prefeitura e Câmara Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Regional Jales, realizou Curso de Sangria de Seringueira.
São Francisco vive uma crescente demanda de capacitação de produtores e trabalhadores rurais, e foi essa falta de mão de obra especializada foi o que levou o Presidente da Câmara Gilmar Jonas Moura a se reunir com o Prefeito Maurício e o nosso Engenheiro-Agrônomo Valdecir Pinotti, onde resolveram realizar o Curso de Sangria, que teve a duração de dois dias, 27 e 28/09/2017 (quarta e quinta-feira), com aulas teóricas e práticas.
A aulas teóricas foram realizada na Câmara Municipal e as práticas  no sítio do sr. Leandro no município de Urânia, e foram ministradas pelos instrutores da CATI, Engenheiros-Agrônomos, Nedson Aparecido Ignácio, Dilma Ono,  acompanhados do nosso Engenheiro-Agrônomo Valdecir Pinotti.

A sangria é uma das práticas mais importantes da HEVEICULTURA, pois determina a vida útil do seringal e a produtividade, respondendo pela maior parte dos custos totais da borracha produzida.
É importante saber que a vida útil de um seringal depende, basicamente, da qualidade do trabalho de sangria, sendo necessários conhecimentos sobre freqüência de corte, profundidade e inclinação, fatores que definem e qualificam o trabalho do sangrador e a profundidade do seringal.

Segundo o Presidente da Câmara Gilmar, este treinamento de Sangria em Seringueira foi direcionado para pessoas que precisam de emprego imediato e que tenham disponibilidade. Os produtores estão em expansão aumentando suas plantações, abrindo uma demanda de trabalho, e o curso teve com o objetivo ensinar as técnicas apropriadas para a mão de obra especializada.
O Prefeito Maurício, acredita na importância do Curso de Sangria, pois contribui na capacitação profissional aumentando as oportunidades de geração de mão de obras especializadas, incentivando os proprietários de plantações a produzirem mais e gerando emprego e renda no município.
O Engenheiro-Agrônomo Valdecir Pinotti, ressaltou a importância e o interesse da população pelo Curso de Sangria de Seringueira, e também das autoridades do executivo (Prefeito Maurício)  e legislativo (Vereador Gilmar) no intuito de solicitar o curso junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.