NOTÍCIAS
08/11/2017

SÃO FRANCISCO TEM A MELHOR SAÚDE DA REGIÃO

Vamos saber quais são os direitos e deveres do município na saúde e como está a Saúde de São Francisco?

SAÚDE: QUAL A RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO?
Saúde: de quem é a responsabilidade?
Existe uma divisão de responsabilidades entre os três poderes da União: Federal, Estadual e Municipal. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação.

Qual a responsabilidade da Prefeitura?

A Prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde. O Prefeito Maurício e sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que são os responsáveis pela gestão dos serviços, ações e criação das políticas públicas do município, bem como a ampliação das políticas nacionais e estaduais, que são realizadas pelo município, que dependerá de recursos próprios do município (mínimo 15% de sua receita) e dos repasses da União e do estado.

UBS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
A Unidade Básica de Saúde (UBS) popularmente conhecida como Posto de Saúde, foi criada para ser o ambiente primário de atendimento ao cidadão (Primeiro Atendimento).
Por meio da UBS é que o cidadão será atendido e encaminhado a outros serviços mais especializados, como encaminhamento para realização de exames e ou médicos especialistas.
Também na UBS “Posto de Saúde” que se realiza as vacinas gratuitas em crianças, grupos de risco e campanhas de vacinação contra gripe, poliomielite, por exemplo.

MÉDICOS DA UBS SÃO FRANCISCO
Dra Dania Yelises Gómez Cabrera (ESF – Estratégia Saúde da Família)
Dra Evelin Cavenagui (Pediatra) 
Drº Marcelo Bortoleto (Ginecologista) 
Drº Bruno Escapim Viola (Médico do Trabalhador)
Drº Guilherme Costa de Paula (Clínico Geral)

AGENDAMENTO DE CONSULTAS
O agendamento de consultas começou em outubro de 2017.
Foram 730 consultas agendadas, dessas consultas foram gerados 224 exames, como:
Ressonância, Mamografia, Exames de Sangue, RX, Tomografia, Endoscopia, Ultrasson, Densitometria, Eletrocardiograma e Ecocardiograma.

ENCAMINHAMENTOS
Quando o paciente diagnosticado pelo médico da UBS “Posto de Saúde” e o caso requer a análise de um médico especialista?
Aí o médico da nossa UBS de São Francisco, faz o encaminhamento desse paciente aos ambulatórios de especialidades, como por exemplo aos AMEs Jales, Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto.

EMERGÊNCIA
Primeiro vamos entender o que é serviço de emergência à saúde, vamos lá.

Existe um Protocolo de Avaliação de Classificação de Risco, regulamentado pelo Ministério da Saúde (Governo Federal) e que deve ser seguido à risca pelas UBS de todo o Brasil.

A) ATENDIMENTO IMEDIATO (ALTO RISCO DE VIDA) 
Obrigatoriamente a Presença do Médico:
1-Dificuldade respiratória grave; 2-Convulsão e crise convulsiva; 3-Dor severa; 4-Quedas; 
5-Queimaduras grandes; 6- Tentativas de suicídio; 7-Reação alérgica com falta de ar; 8-Parada respiratória; 9-Hemorragias graves; 10-Dor no peito + falta de ar: 
(Serão Encaminhado ao Serviço de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA)

B) ATENDIMENTO PRIORITÁRIO (RISCO MODERADO)
Influência na ordem do atendimento.
Pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm risco imediato de vida:
1-Dengue; 2-Pressão arterial alterada; 3-Febre alta; 4-Gestante com dor abdominal; 5-Intoxicação; 6-Usuários que necessitam de isolamentos; 7-Sangramento nasal:
(ATENDIMENTO MÉDICO ENFERMAGEM)

C) ATENDIMENTO POUCO URGENTE 
(ATENDIMENTO NO DIA)

1-Dor de garganta intensa; 2-Dor de ouvido; 3-Enxaqueca; 4-Vômito e diarréia sem sinais de desidratação; 5-Deficientes físicos; 6-Idosos; 7-Dor leve; 8-Tosse sem sinais de risco; 9-Dor lombar intensa; 10-Abcessos: 
(ATENDIMENTO MÉDICO ENFERMAGEM).

D) AGENDAMENTO DE CONSULTA (AUSÊNCIA DE RISCO)
Atendimento por agendamento
1-Dor de garganta; 2-Coriza; 3-Insônia; 4-Curativos; 5-Receitas; 6-Encaminhamento para as especialidades; 7-Solicitação de exames: 
(ATENDIMENTO MÉDICO ENFERMAGEM).

SERVIÇO MÉDICO 24 HORAS 
Em situações que a UBS não tenha condições clínicas estruturais, o paciente é encaminhado para o UPA/JALES e ou outro centro clínico como por exemplo a Santa Casa de Misericórdia Jales.

Para isso o município mantém 2 (duas) ambulâncias e 2 (dois) motoristas todas às noites, sábados, domingos e feriados, ainda um 3º (terceiro) motorista com mais uma ambulância de reserva, pronto para servir, caso for necessário.

SERVIÇO DE AMBULÂNCIAS PARA RIO PRETO E BARRETOS
Os moradores mais antigos da cidade lembram a forma precária que eram feitas às viagens para as cidades de São José do Rio Preto e Barretos, em ônibus intermunicipal, bancos com estofados rasgados, que passavam de cidade em cidade, de forma precária, pacientes de São Francisco, saíam pra viagem de madrugada e voltavam tarde da noite, em torno das 23h e ou meia-noite, quando não no início madrugada do dia seguinte, uma calamidade total.

Hoje os usuários do sistema de saúde municipal de São Francisco, tem segurança e conforto para suas viagens a procura do tratamento médico fora do município a qualquer centro médico que for necessário, a exemplo: Jales, Fernandópolis, Votuporanga, São José do Rio Preto e São Paulo capital.

FROTA DE AMBULÂNCIAS NOVAS
Hoje o município possui 5 (cinco) ambulâncias, 2 (duas) Vans, 1 (uma) picape, 1 (um) Sedã Voyage, transportam pacientes a todos os centros médicos, Jales, Rio Preto e São Paulo.
Ainda tem 2 (duas) Vans que fazem o transporte diário e regular para São José do Rio Preto e Barretos.

INVESTIMENTO NA SAÚDE
O Prefeito Maurício tem investido na saúde, muito mais que os 15% determinado pela a lei de responsabilidade fiscal, para termos uma idéia, no ano de 2016 o município investiu 28,06% do orçamento anual, que totaliza a cifra de R$2.853.822,56 (Dois milhões, oitocentos cinqüenta e três mil, oitocentos vinte e dois reais e cinqüenta e seis centavos), quase 30% do orçamento anual, o que significa o maior investimento em saúde de todos os tempos no município de São Francisco.

“Apesar da não obrigatoriedade, mantemos um Médico Ginecologista, investimos na contratação de um Médico Pediatra, um compromisso que assumimos em campanha no ano de 2012 e era uma reivindicação muito antiga das mães são-francisquense, estamos cumprindo e garantindo um conforto e bem estar para as nossas crianças”.
(Disse o Prefeito Maurício)

ODONTOLOGIA
São Francisco, possui uma das melhores clínica pública de odontologia que se tem na região, profissionais altamente qualificados, renomados, que trabalham com excelentes materiais clínicos e fazem a diferença, tendo uma extraordinária taxa de aprovação da população.

FISIOTERAPIA 
São Francisco, conta hoje com o maior e melhor centro de Fisioterapia da Região, equipamentos novos e modernos, profissionais altamente qualificados, que servem a população de forma satisfatória e com bons resultados clínicos.

BOM ATENDIMENTO
São Francisco, investe no treinamento dos seus profissionais da saúde em cursos de atualização às novas técnicas. Isso representa a garantia do bom atendimento, diagnóstico preciso e certeiro, que atende a satisfação dos usuários.

Isso é fruto do profissionalismo e capacitação dos nossos Bons Profissionais da Saúde, que sempre estão prontos para servir com capacidade e dedicação.

CRÍTICAS
“As críticas construtivas, são bem vindas, as recebo como incentivo para melhorarmos cada vez mais a nossa saúde. Também recebemos críticas, injustas e maldosas, mas nosso foco é trabalhar e trabalhar, buscando sempre a união e à disposição para ouvirmos sugestões e acatá-las”. 
(Comentou o Prefeito Maurício)

O POVO FALA 
O que nos incentiva a lutar cada vez mais, são os bons resultados da nossa saúde e o agradecimento em forma de incentivo que recebemos da população, que está contente com o nosso trabalho e apóia nosso estilo de administração. Um governo do povo para o povo e uma Saúde Feliz. 
(Finalizou o Prefeito Maurício)

 

Por: Anderson Pimenta 
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO/SP