21/11/2017

SÃO FRANCISCO E REPRESENTANTES DE MAIS 40 MUNICÍPIOS PARTICIPARAM DO LANÇAMENTO DE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL EM MIRASSOL SP

Representantes de mais de 40 cidades participaram, na sexta-feira, 10 de novembro, em Mirassol, do lançamento do Cindesp - Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Apadrinhado pelo médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros, o “Consórcio de Asfalto”, como tem sido chamado, tem como fundadores nove cidades: Bálsamo, Uchoa, Monte Aprazível, Urupês, Vitória Brasil, Ouroeste, São Francisco, Irapuã e Mirassol.

A formação de consórcios entre entes públicos (municípios, estados e União) para gestão de atividades específicas e consecução de objetivos de interesse comum constitui-se em alternativa válida e importante para melhorar a
eficiência da prestação de serviços públicos, nas áreas de
planejamento, saneamento básico, infra-estrutura, saúde e educação.
Tudo que possa beneficiar mais de um município, mais de um ente federativo, poderá ser realizado por meio de consórcio público. E em tempos de crise é o que precisamos.

Foi pensando nos benefícios que um consórcio intermunicipal pode trazer para São Francisco, que o Prefeito Maurício, Vice-Prefeito Issau e vereadores viajaram para a cidade de Mirassol SP; e participaram de duas reuniões para o lançamento do consórcio intermunicipal, liderado pelo Deputado Federal Doutor Sinval Malheiros.

Na primeira reunião no auditório da prefeitura de Mirassol SP; participaram de São Francisco, o Prefeito Maurício - PSD, os vereadores Carlos da Silva Gonçalves “Carlim da Pá” PSD, Cleonice Dionízio – PSB e João Marcos – PMDB.

Na segunda reunião também no auditório da prefeitura de Mirassol SP; no dia 10/11/2017 (sexta-feira), de São Francisco, participaram os vereadores Nélson de Souza “Nelsinho da Ambulância” – PSD, Gilberto Penariol – DEM e o Vice-Prefeito José Yonezawa “Issau” – PSDB.

Os demais vereadores de São Francisco, também foram convidados pelo Prefeito Maurício e seu Vice Issau, mas não foram.

Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores de São Francisco, ficaram encantados com o lançamento do consórcio intermunicipal, enxergaram a oportunidade de driblar a crise em tempos tão difíceis para as prefeituras, como o que vivemos.
O “Consórcio de Asfalto” é nos moldes do
CONSIRJ - Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales. Porém muito mais abrangente, envolve outras áreas a exemplo: Infra-estrutura, Educação e Saúde.
Em Mirassol, além de prefeitos consorciados e convidados, participaram do lançamento do Cindesp o gerente de Relações Governamentais da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, Gilson Lira, e o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado de São Paulo, Ricardo Gomes Pires. Eles também apresentaram aos chefes de Executivos sobre linhas de créditos e novos projetos para as cidades paulistas.
Qualidade de vida - “A pavimentação asfáltica das vias urbanas é um dos grandes dramas vividos pelas cidades do interior de São Paulo, que sofrem principalmente com o alto custo da sua manutenção. Recape e pavimentação são obras importantes, pois além de mais conforto e segurança aos motoristas, o asfalto melhora a qualidade de vida e a saúde da população, que deixa de conviver com a poeira”, afirmou o médico e deputado Dr. Sinval Malheiros.

Segundo o ex-prefeito de Astorga (PR), Arquimedes Ziroldo, o Bega, que também esteve presente no lançamento do Consórcio de Asfalto de São Paulo, o Cindesp será um grande sucesso pois resolverá todos os problemas relacionados à recuperação e manutenção da malha asfáltica dos municípios paulistas participantes. “A iniciativa será muito viável, visto que haverá redução de aproximadamente 50% nos custos para a execução dos serviços por meio do consórcio”, afirma.
Para integrar o consórcio, a Prefeitura precisa de autorização da Câmara de Vereadores. Em Mirassol, além de prefeitos consorciados e convidados, participou do lançamento do Cindesp o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado de São Paulo, Ricardo Gomes Pires.

Por: Anderson  Pimenta