09/04/2019

AGRÔNOMO E PRODUTOR DE LEITE DE SÃO FRANCISCO SÃO HOMENAGEADOS PELO PROGRAMA “BALDE CHEIO” DA EMBRAPA.

O produtor de leite Leonildo Romero Gasques e o engenheiro agrônomo Valdecir Segura Pinotti, da Casa da Agricultura de São Francisco, foram homenageados nacionalmente pela Embrapa Pecuária Sudeste em reconhecimento ao comprometimento e relevante contribuição para o Programa Balde Cheio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O prêmio foi concedido no dia 22 de março, durante o Encontro Nacional do Balde Cheio em Rede, realizado em São Carlos, com a presença do Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Rui Machado, do coordenador geral do Programa, Artur Chinelato de Camargo e da ex-secretária de Agricultura e Abastecimento e atual presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) Mônika Bergamaschi.

O programa beneficia milhares de produtores de leite em vários Estados e foi desenvolvido em nossa região pela CATI Regional de Jales em parceria com a EMBRAPA Pecuária Sudeste e Prefeituras Municipais, inicialmente envolvendo cerca de vinte produtores rurais. O médico veterinário Dr. Braz Valdir Tomaz, ex-diretor da CATI Regional de Jales, que não mediu esforços para a implantação do programa na região e foi grande incentivador dos extensionistas, também foi homenageado.

Pinotti explica que o foco principal do Programa Balde Cheio sempre foi o pequeno proprietário rural e que desde 2003 assiste tecnicamente os produtores rurais do município de São Francisco com apoia da Prefeitura Municipal. “Ser homenageado juntamente com o produtor Leonildo Gasques, o qual eu assisto desde o início das atividades, me trouxe muita realização em ter contribuído para no desenvolvimento da atividade leiteira”, disse.

Valdecir Segura Pinotti, que se especializou na pecuária leiteira, é requisitado para dar assistência técnica por inúmeros produtores de nossa região, bem como por outros Estados, com destaque para Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do sul, disse que Leonildo Gasques se tornou um dos principais produtores de leite da categoria no País e ganha destaque como laboratório (sala de aula) para aqueles que querem iniciar na atividade, recomendado pelo coordenador do Programa, o Artur Chinelato.

Leonildo Romero Gasques, o produtor que está há mais tempo no programa, recebeu a homenagem ao lado da esposa Luiza. Sobre a alegria de ser homenageado ele disse que “é ter reunido a família e ver todos envolvidos na produção de leite e os netos crescendo e acompanhando atividade”.

O Balde Cheio

Tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira pela transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil. Com metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática" com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos.

O principal resultado esperado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. Em relação ao extensionista, o principal resultado é o restabelecimento da importância da extensão rural como fator essencial para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no país.

Fotos: