10/01/2020

EQUIPE DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO UBS ESF NASF, FECHA O ANO DE 2019

A equipe de saúde de São Francisco UBS ESF NASF, encerra o ano de 2019 com imensa gratidão e alegria, pelo trabalho desenvolvido nessa jornada, e principalmente, pelo encerramento do 3° Grupo de Apoio do Combate ao Tabagismo, onde 8 pacientes, com muita perseverança e dedicação, venceram o vício do cigarro.
Foram praticamente 4 meses de encontros semanais, onde os profissionais envolvidos no programa utilizaram estratégias que abordaram a saúde física, mental e emocional do paciente, tais como:
*Acompanhamento médico durante todo o período de tratamento.
*Esquema medicamentoso (ansiolíticos e adesivos de reposição de nicotina), segundo consulta médica de cada paciente.
*Palestras com diversos profissionais (enfermeira, psicólogas, farmacêutica, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, dentista, assistente social) que interviram de forma pontual para que os pacientes alcançassem o sucesso do tratamento
*Valorização da auto estima, com a manhã de beleza com Inara, consultora Mary Kay.
*Prática de Auriculoterapia - Medicina Tradicional Chinesa (ação no emocional e fisiológico dos pacientes).
*Distribuição de brindes, como forma de incentivo a hábitos de vida saudável e valoração da auto estima.
*Conscientização do gasto financeiro pra manter o vício (entrega de cofrinhos - pacientes pouparam todo o dinheiro gasto com o cigarro, e juntos, somaram $ 1.347,80 no período de 3 meses).
Foram dias desafiadores, mas de grande evolução para a saúde dos pacientes.
Estiveram presentes no encerramento do programa, o prefeito municipal de São Francisco, Maurício Honório de Carvalho, os vereadores Saulo, Gilmar, Nivaldo, Nelsinho, além de familiares e amigos dos pacientes e toda equipe de saúde envolvida no programa.
Os pacientes foram agraciados com um mimo, por sua vitória nesse grande desafio que é PARAR DE FUMAR.
Após, um delicioso café da manhã foi servido à todos, em forma de Confraternização.
Fica a saudade dos queridos pacientes e a gratidão a cada profissional e colaborador que participou deste trabalho tão valoroso !
Texto: Texto: Doutora Fabiana (Farmacêutica UBS - São Francisco e Coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo)
Fotos: Retrata o evento realizado hoje 20/dezembro/2019 pela manhã no "Auditório Antônio Galoni" na sede da Prefeitura do Município de São Francisco SP.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO SP