12/05/2020

SÃO FRANCISCO COMPLETA 62 ANOS DE FUNDAÇÃO NESSE DOMINGO 03 DE MAIO DE 2020

Hoje o site A VOZ DAS CIDADES, ouviu o Prefeito Maurício Honório (PSD) de São Francisco.
Ele inicialmente falou da situação e da prevenção contra o COVID-19 que a Cidade está tendo.
As conquistas e renovação da frota Municipal foi outro assunto abordado pelo Prefeito.
E finalizando o Prefeito deixou uma mensagem em nome da Administração, dos Vereadores e Secretários, aos Munícipes de São Francisco, que vão comemorar no próximo dia 03 de maio 62 anos de fundação.

A pagina do Noroeste Paulista támbem nos homenageou contando um pouco da historia do municipio.

Em 3 de maio de 1958 foi fundado o patrimônio de São Francisco, pelo senhor Euphly Jalles, juntamente com o Sr. José Pinheiro Neto (co-fundador), cujo nome foi dado em homenagem a seu pai Francisco Jalles.
O patrimônio fora planejado com o intuito de ser cidade. O dia 3 de maio fora escolhido por ser o dia de santa cruz, cuja manhã foi chuvosa, obrigando o padre a rezar a missa campal sob um guarda- chuva, o homem que segurava o guarda-chuva chamava João Mantovani.
Ali compareceram alguns moradores que haviam adquirido lotes e construído suas casas por intermédio do Senhor José Pinheiro Neto, o primeiro habitante que tinha a função de administrar o patrimônio e vender os lotes, o qual também exercia a função de prático em farmácia, sendo a sua farmácia a primeira de São Francisco.
Assistiram a missa, e presenciaram o ato de fundação os senhores: Antônio Galoni, Juvenal Câmara, Manoel Rocha da Silva, Aloísio Rocha da Silva, Alfredo Buzzo, João Mantovani e muitos outros. nesta data levantou-se o cruzeiro. Ainda neste dia foi lavrada a ata de fundação.
O local onde se realizou a missa estava destinado à futura capela. falou na ocasião Euphly Jalles, esclarecendo os objetivos da fundação e enaltecendo o trabalho até então realizado. frisou que na periferia do patrimônio haveria o loteamento de pequenas propriedades rurais, não devendo ultrapassar a dois alqueires.
No ano de 1959 o patrimônio de São Francisco foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Jales.
Pela lei estadual nº 8.092 de 28 de fevereiro de 1964, São Francisco foi elevado à categoria de município.

link da pagina do facebook : www.facebook.com/222586701450933/posts/1069820093394252/