VAMOS RECORDAR

ORLANDINHO DA PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO

Orlandinho da Prefeitura, assim era conhecido Alcir Orlando Boldino, um dos primeiro funcionário do recém-criado município de São Francisco SP.

Nascido em São José do Rio Preto, Orlandinho morava com seus pais na cidade de Santa Albertina, onde passou maior parte de sua vida. Por ter experiência em datilografia (máquina de escrever), chegou a trabalhar na Prefeitura do Município de Santa Albertina, para os jovens de hoje, ser datilógrafo, ter o diploma de datilografia o que habilitada a escrever “bater máquina” era um grande triunfo, um diploma respeitado e muito útil na época.

Eleito vereador de São Francisco na primeira legislatura do parlamento municipal são-francisquense, o saudoso vereador Nélson Penariol, convidou Orlandinho para trabalhar na prefeitura de São Francisco no mandato do nosso primeiro prefeito Edson Stelut, o prefeito Stelut queria alguém de boa qualificação e que pudesse morar em São Francisco.

O então jovem Orlandinho aceitou o convite do vereador Nélson Penariol e a proposta do prefeito Edson Stelut, e se mudou para São Francisco em julho de 1965. Por sua boa qualificação, capacidade, competência e boas relações, Orlandinho assumiu o cargos de tesoureiro, secretário da junta de serviço militar, além de ser o responsável pela unidade do IBRA o INCRA de hoje. São Francisco estava no início de sua emancipação política, tudo a construir, a prefeitura não dispunha da estrutura que temos hoje nem dos recursos e quadro de profissionais servidores públicos, assim sendo Orlandinho era pau pra toda obra e realizava serviços que não era da sua alçada, mesmo sem receber por isso, socorria pacientes e os transporta para os hospitais de Jales e ou Palmeira d’Oeste e até São José do Rio Preto.

Em dezembro de 1966 Orlandinho casou-se com Ivalda Ferreira Vieira Boldino, tiveram três filhos: Marcelo Carlos Boldino, Mariângela Fabiana Boldino e Márcio Orlando Boldino.

Recém-casados Orlandinho e Ivalda moravam de frente ao Grupo Escolar São Francisco que situava na Rua Sergipe onde hoje funciona o almoxarifado da prefeitura. Época essa que passou a funcionar em São Francisco o curso do ginásio, dando início a primeira série ginasial em nossa cidade, uma grande conquista para a população estudantil e desenvolvimento do município.

Com o progresso chegando e tendo o curso ginasial também noturno em nossa Cidade Criança, Orlandinho decidiu comprar uma perua Kombi registrada como táxi, e começou a transportar noturnamente os estudantes da então Fazenda Nova Itapirema e do Córrego do Fandango até o Grupo Escolar.

Orlandinho foi tesoureiro da prefeitura de São Francisco até agosto 1972 na gestão do prefeito João José de Paula. (João de Paula foi o nosso segundo prefeito, residia no distrito de Dirce Reis onde era farmacêutico e proprietário da única farmácia, tinha como vice-prefeito José Nunes Pires).

Nesse período Orlandinho e família se despediram de São Francisco e foram morar em Santos no litoral sul, depois Osasco na grande São Paulo onde se aposentou e voltou para sua terra natal São José do Rio Preto, onde vive até hoje.

Alcir Orlando Boldino e Ivalda Ferreira Vieira Boldino têm como parentes em São Francisco a Família Vieira do nosso conhecido amigo Tião Cruz, pai da Sirlei da Sabesp.

Velhos Tempos - Bons Exemplos

 

 

valeeee.jpg