Sonhar é acordar-se para dentro. Mário Quintana
ARTUR FILHO UMA HISTÓRIA DE SONHOS E DESAFIOS
Por Anderson Pimenta
VAMOS RECORDAR
A coluna Vamos Recordar Página São Francisco SP; tem a honra de falar um pouco de um dos filhos de São Francisco, me refiro a Artur Pimenta de Oliveira Filho o Arturzinho como é conhecido pela população são-francisquense.
No vídeo está ao lado do consultor de empresas e apresentador do SBT Roberto Silva, também filho de São Francisco o qual sua epopéia já foi destaque aqui.
Artur Filho, é filho de Artur José de Oliveira (seo Artur da Farmácia) e de dona Maria Clara Pimenta de Oliveira.
Aluno dedicado e disciplinado, Artur Filho estudou o ensino fundamental na Escola Estadual Oscar Antônio da Costa em São Francisco, e o ensino médio na Escola Estadual Dr. Euphly Jalles na vizinha cidade de Jales.
Jovem sonhador, mudou-se para São Paulo capital em busca dos seus sonhos. Foi trabalhar em banco e estudar Farmácia na renomada Faculdade Osvaldo Cruz, próximo em se formar e ter atuado na área em importante botica paulistana e no HC - Hospital das Clínicas, Arturzinho estava bem estabelecido como chefe da farmácia do Hospital Israelita Albert Einstein, mesmo assim a realização era parcial, faltava algo. Foi então onde decidiu abandonar tudo e ir em busca do sonho de criança, ser radialista. Foi um choque para papai e mamãe, afinal papai era farmacêutico, mesmo com essa mudança abrupta, que nos deixara perplexo a família o apoiou, afinal não restava outra alternativa, pois conhecemos bem a personalidade de cada um de nós. Ingressou na Faculdade de Radialismo do Senac de São Paulo e concluiu o sonhado curso. Na Faculdade Senac, teve como colega de sala de aula o amigo e excelente radialista Darci que é irmão do apresentador César Filho da Record TV e como colega de faculdade o apresentador do Jornal Nacional William Bonner da TV Globo que na época cursava cinema e televisão.
Com o diploma de radialista em mãos em 1987, Artur Filho iniciou sua carreira no rádio, na Rádio Universitária de Guarulhos, hoje Rádio Líder. Começou como repórter esportivo onde entrevistou grandes técnicos e craques do futebol, sua saga era cobrir a FPF - Federação Paulista de Futebol, e o Sport Clube Corinthians Paulista, um começo um tanto desafiador para um palmeirense fanático, ainda na terra da garoa trabalhou na Rádio Eldorado a Rádio Estadão.
Desafios adiante em 1988 Artur Filho voltou às suas origens e se estabeleceu na cidade de Jales onde trabalhou nas Rádios Assunção e Cultura. Na Rádio Assunção ele criou o até hoje campeão do rádio noticia Jornal do Povo e o Região em Ação. Nesse intervalo cursou letras na Unijales e fez jornalismo na FEV de Votuporanga.
Em 1999, a convite de José Clair Bresolin, se mudou para capital federal para atuar na RCR - Rede Católica de Rádio. No ano 2000, uma de suas atribuições foi acompanhar o então presidente FHC - Fernando Henrique Cardoso em Portugal na expedição comemorativa dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Nessa viagem Artur Filho chamou atenção da equipe presidencial e foi convidado para trabalhar no Palácio do Planalto cobrindo a Presidência da República, convite aceito, passou a pertencer ao quadro jornalístico da Rádio Nacional do sistema Radiobrás. Entre as atribuições fazia o Boletim da Presidência da República na Voz do Brasil.
Na presidência da república acompanhou os presidentes FHC (Fernando Henrique Cardoso) e Lula (Luis Inácio Lula da Silva).
Foi uma experiência ímpar viajar no mesmo avião presidencial dos presidentes, e a oportunidade de conhecer países da Europa, da América do Sul e os Estados Unidos, além de várias cidades dentro do estado brasileiro em todas as suas regiões.
Nesse período presidencial Artur Filho teve a oportunidade de estar em coletivas internacionais e se deparar pessoalmente com chefes de estados como o presidente da China e o presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, presidente da África do Sul, além de várias personalidades do mundo artístico como Gisele Bündchen, o ator norte-americano Morgan Freeman entre outras, e ter entrevistado o destacado Secretário Geral da ONU Kofi Annan.
Nos países vizinhos da América do Sul como Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e outros, cobriu 12 reuniões do Mercosul.
Após a Presidência da República, foi trabalhar no STF - Supremo Tribunal Federal como repórter da Rádio Justiça, onde também se destacou como apresentador das notícias do poder judiciário na Voz do Brasil. Afinal foram 15 anos de Voz do Brasil. Foi coordenador da Rádio e atualmente é editor da Rádio Justiça do STF.
Artur Filho completa 22 anos de Brasília (Distrito Federal) onde fez cobertura nos três poderes da República, atuando no Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado da República), Esplanada dos Ministérios com atuação assídua no Ministério da Fazenda (Ministério da Economia) onde se identificou muito.
Perguntado qual o lugar que mais marcou suas andanças pelo mundo, Artur Filho respondeu que foi a Torre de Belém em Lisboa e Santarém também em Portugal onde está a ossada de Pedro Álvares Cabral, acredito eu que deve ser pelas origens. Artur ainda destaca que se emocionou muito quando quando esteve no Rio Tejo e se recordou do professor de História e Geografia Nélson Feroldi em aula explicando sobre o extenso Rio Tejo da Península Ibérica, cujo comprimento é de 1.007 km e uma bacia com a área de 80.600 quilômetros quadrados.
São 34 anos de Rádio e nesse período Artur Filho trabalhou em outros veículos como Rádio Educadora de Fernandópolis, Rádio Jovem Pam, Rádio CBN, Rádio Bandeirantes, Rádio Globo, Rádio do PSDB a rádio tucana do congresso nacional, foi âncora da Band News Brasília, foi informante da Televisão Band e correspondente de várias emissoras, Rádio Cultura de Belém do Pará, Rádio América de Belo Horizonte, Rádio São Francisco de Caxias do Sul, Rádio Difusora de Goiânia e Rádio Aparecida de Aparecida do Norte SP.
Artur Filho está com 58 anos de idade, tem três filhos, Abraão, Lucas Gabriel e Felipe.
"Sonhos foram feitos para serem realizados, não coloque limite em seus sonhos, coloque fé".
Local do vídeo: Plenário do STF Supremo Tribunal Federal - Brasília - DF.
Aquele abraço
SEGUE LINK DO VIDEO : https://www.facebook.com/SaoFranciscoSP/videos/804507403480086