06/09/2017

Combate a Dengue

A Prefeitura Municipal com apoio da câmara de vereadores, através da Secretaria de Saúde, sob a coordenadora do IEC – Informação Educação e Comunicação (Márcia Jacomassi), intensificar nesta segunda-feira (04/09/2017) a ação de Combate ao AEDES AEGYPTI, o mosquito responsável pela transmissão da DENGUE, da CHIKUNGUNYA e do ZIKA VÍRUS.

A coordenadoria do IEC, diz que estamos vencendo a dengue em nosso município, mas que ainda é cedo para comemorar, pois é uma luta constante, onde a maior dificuldade que enfrentamos, é a falta de conscientização e colaboração da população.

Vejamos os dados do nosso município de São Francisco:
Em 2015, tivemos 124 notificações e 43 casos positivos;
Em 2016, tivemos 73 notificações e 07 casos positivos;
Em 2017, já tivemos até o mês de agosto, 12 notificações e nenhum caso positivo.

Com a participação efetiva da população, venceremos essa guerra, pois
temos instrumentos de conscientização como a SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE, que funciona com reuniões mensais no CEMPRE- (Centro Municipal de Projetos Educacionais), que se localiza na antiga Creche Municipal.

O Combate a Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos juntamente com toda a população. O mosquito da dengue (Aedes Aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução, quem sabe, a erradicação desta doença do nosso município. (Prefeito Municipal Maurício)

Mais Informações: 017 99773-8028

Prevenção

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro:
 As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado:
 Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.

Objetos que acumulam água:
 Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Lixeira dentro e fora de casa:
 Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva.    protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.