Cerimonia de troca de faixas de Judô é realizada com crianças e adolescentes de São Francisco SP

Todas as crianças e adolescentes foram para a faixa cinza na modalidade esportiva.

O judô é um esporte que vem ganhando espaço em São Francisco -SP. As 38 crianças e adolescentes que participam da oficina são da faixa etária de 06 a 15 anos e estão praticando a considerada arte marcial com o Sensei Edvan da Silva que ministra a oficina no Departamento de Desenvolvimento Social (DDS) do município. O projeto “Rumo para o Futuro” tem o objetivo de chamar a atenção dos pais para colocar suas crianças para praticar algum tipo de esporte, isso influência diretamente no desenvolvimento pessoal e interpessoal.

A arte marcial foi criada em 1882 por Jigoro Kano, cujo objetivo é desenvolver os aspectos físicos do jovem, a mente e a alma, a palavra significa “caminho suave”, pode ser iniciada por crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, de forma lúdica, para desenvolver movimentos de coordenação motora e também a disciplina. Mas o judô vai muito além disso é um esporte completo que auxilia também no aumento da imunidade, ganho de massa magra, auxilia em todas as capacidades físicas básicas, noção espacial e expressão corporal.

Segundo a UNESCO, braço das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura, também destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico. A UNESCO declarou ainda que o Judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e adolescentes, permitindo uma educação física integral e promovendo melhoras psicomotoras e de relacionamento com as outras pessoas dentro e fora da comunidade Judô.

O evento de troca de faixa contou com a presença na formação da mesa de honra o prefeito Tiãozinho e a primeira dama dona Branca. Os Vereadores Dito, João Marcos e Pedinha, a gestora do Departamento Social Marcia Rodrigues, o coordenador do projeto “Rumo para o Futuro” Daniel Fidelis, a Professora Suzana Ferreira e o Sensei Edvan da Silva.

O Sensei explica “A troca de faixas mostra que o judoca deve manter a mente limpa diante do enorme conhecimento que tem a alcançar.” A importância da faixa cinza mostra uma pequena evolução técnica. Denota amadurecimento e expectativa de evolução, já que o judoca continua dando andamento ao seu aprendizado, devendo buscar seu brilho, ganhando confiança e desenvolvendo a inteligência.

“Para cada graduação (troca de faixa), o judoca precisa aumentar a quantidade de técnicas e aperfeiçoar aquelas aprendidas no estágio anterior, por exemplo, da faixa branca para a cinza, os golpes são menos refinados, mas a partir da próxima devem estar mais estruturados” Concluiu Silva.

O judô tem aulas na terça, quarta e quinta-feira das 17h às 19h no prédio do DDS, antiga creche em São Francisco.

Marcela Barros
Estagiaria / Setor de Comunicação