Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo promoveu palestra sobre o Maio Laranja

Ações promovidas pelo departamento social mobilizou a cidade inteira

O CRAS de São Francisco – SP, promove semanalmente encontros entre pais e filhos para falar da importância da boa convivência.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo é um dos serviços oferecidos no nível de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. Ou seja, está vinculado ao CRAS.

É um trabalho desenvolvido para as famílias em vulnerabilidade a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).

No último dia 25 de maio foi realizado um encontro no CRAS que abordou o assunto principal do mês “Maio Laranja” que trata sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Os encontros acontecem a muitos anos, pelo menos, uma vez por semana, e as famílias beneficiarias dos programas do Cadastro Único. São Realizadas dinâmicas com as crianças de 0 a 6 anos de idade e suas famílias, o principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade. Além de incentivar a socialização e a convivência comunitária, a partir das atividades realizadas em grupos.  Durante todo o mês de maio diversos departamentos da prefeitura desenvolveram ações voltadas aos “Maio Laranja”.

É importante lembrar que as famílias precisam estar com o Cadastro Único atualizado, procurando o atendimento no Cras, que fica localizado na Rua Pernambuco, 1257.

Marcela Barros
Estagiária Setor de Comunicação