100 homens realizaram exame e consulta de prevenção ao Câncer de Próstata em São Francisco

A prevenção da saúde é levada a sério pela administração municipal que apoiou e financiou as ações do Novembro Azul.

O cuidado com a saúde do homem foi destaque no município de São Francisco, no mês de novembro, 100 homens realizaram exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame que auxilia na prevenção do câncer de próstata.

As ações de orientações e prevenção para o Câncer de Próstata no Novembro Azul em São Francisco foi realizada pelo Departamento de Saúde do Município. As Agentes de Saúde entraram em contato com os homens que se enquadravam nos requisitos para a realização do exame, e os convidaram para a realização do mesmo.

O exame de sangue foi coletado nos dias 21 e 22 de novembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco, após a coleta os homens receberam um café da manhã reforçado. É importante o diagnóstico precoce do câncer ou outras doenças que o homem tem risco aumentado de desenvolver durante sua vida, principalmente na idade avançada.

As consultas com os resultados dos exames coletados já estão sendo realizadas, 50 homens já foram consultados pelo Urologista Gustavo Gianotto no último dia 29 de novembro, e mais 50 homens serão consultados no dia 6 de dezembro.

É importante destacar que homens acima de 50 anos devem procurar o urologista com frequência, pois é a partir desta idade que a incidência de próstata aumenta, e outras doenças do homem podem manifestar e muitas vezes de forma silenciosa.

Com testes e exames simples, a capacidade de detecção de um tumor ou outras doenças em fase inicial pode chegar a 90%. Descobrindo em fase inicial, e seguindo os tratamentos corretamente, é garantido o sucesso e a conquista da cura da doença.