Ações do Setembro Amarelo foram realizadas em São Francisco
O Setembro Amarelo representa uma Campanha que visa ajudar as pessoas em situação grave de depressão com a ideia de promover eventos que abram esse espaço para o diálogo e a ajuda necessária.
O município de São Francisco abraçou a campanha do Setembro Amarelo, com a realização de ações. Na segunda-feira, dia 18 de setembro, foi promovido uma ação, parceria entre o Departamento de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Social, realizaram o pedágio em frente a Unidade Básica de Saúde de São Francisco, parando os carros e motos para orientar a sociedade sobre o assunto.
No dia 25 de setembro foi realizado o “CORDEL”, apresentação teatral da companhia Mirabolante, com a peça “Valorize a Vida”, se apresentando nos setores do Almoxarifado, UBS I, UBS II e Prefeitura. Os dois cantores e contadores de história trouxeram a mensagem do cuidado com a vida daqueles que estão ao nosso redor, assim como uma planta precisa de água e suplementos para sobreviver, o nosso próximo também precisa de todo o cuidado, de uma atenção, seja uma simples escuta ou uma palavra amiga.
A diretora do Departamento de Saúde, Kelli Cristina Reinoso Gasques, destaca a importância de se preocupar com a boa saúde dos colaboradores da cidade. Ela deu dicas de como cuidar da saúde mental.
“Mantendo um estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos regulamente e uma dieta equilibrada, praticar o autocuidado, tirar um dia para cuidar de você, e principalmente converse com seus amigos e familiares, é de extrema importância manter esses laços, para dar sentido a vida e o principal não ter medo o pedir ajuda, não hesite se você sentir que ainda não está bem, procure ajuda profissional”. Reforçou a Diretora, recordando que a UBS está à disposição para oferecer todo suporte necessário.
A realidade do suicídio atinge todo o mundo e gera graves prejuízos para à sociedade. A última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos.
No Brasil, são registrados aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Marcela Barros
Estagiária - Setor de Comunicação