Mutirão de Exame de Vista pela terceira vez em São Francisco

O Mutirão de Exame de Vista vem diminuindo a longa fila de espera para consulta com oftalmologista, e dando a oportunidade para a população colocar em dia a correção de grau.

O Projeto Bella Visão está novamente em São Francisco, nos dias 21 e 22 de setembro, para atender a população com o Mutirão de Exame de Vista. Esta é a terceira edição, nas duas últimas edições o projeto atendeu mais de 600 pacientes, sendo 65 detectados patologias, como catarata e limpeza de lentes e encaminhados para o Oftalmologista.

Segundo a Diretora do Departamento de Saúde, Kelli Cristina Reinoso Gasques, o projeto auxiliou na redução da fila de espera por exames de vista, pois muitos esperavam a vaga para poder realizar seus exames de rotina e atualizar o grau dos óculos.

O cuidado com a visão é necessário periodicamente, e a busca por um profissional pode auxiliar a melhorar a visão ou detectar patologias que tratadas no início garantem um tratamento eficaz.

No projeto Bella Visão o profissional responsável é o Optometrista, uma profissão pouco conhecida em nossa região, o trabalho dele auxilia na identificação de problemas da visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, utilizando-se apenas métodos não invasivos, para que se possa prescrever óculos para a correção de grau.

IMG_7167

“O trabalho do Optometrista é a primeira triagem antes de se passar no Oftalmologista, em muitos países a prática de se passar primeiro no Optometrista é comum, somente no Brasil que ainda não se existia a prática, o Oftalmologista realizava toda a triagem sozinho, hoje é o trabalho é em conjunto”. Afirmou o Optometrista, Ricardo Festino.

A Agente Comunitária de Saúde da UBS de São Francisco, Selma Cristina de Carvalho, aproveitou o Mutirão de Exame de Vista, para atualizar o grau dos seus óculos, ela usa multifocal há 3 anos e encontrava dificuldades no uso dos óculos.

“Quando passei pelo Optometrista na primeira vez que veio em São Francisco, relatei a minha dificuldade em usar os óculos, e ele conseguiu detectar que a marcação do meu multifocal estava errada, com isso ele atualizou meu grau e corrigiu a marcação, aproveitei e fiz os novos óculos com o projeto Bella Visão, e hoje consigo usar muito bem os óculos, garantindo uma visão melhor para as atividades do dia a dia”. Relatou a Agente Comunitária de Saúde.

O Mutirão de Exame de Vista tem a pretensão de atender mais de 100 pacientes de São Francisco nesta 3ª Edição. Os atendimentos são realizados no Departamento de Desenvolvimento Social das 8h da manhã às 5h da tarde.

Edivaldo Mella Iannascoli
Setor de Comunicação