São Francisco investirá aproximadamente meio milhão de reais em ensino técnico e superior

Será investido no ano de 2024, somente em bolsa de estudo e auxílio, R$ 399.663,00, um aumento de mais de 85% em relação ao ano passado.

A educação abre portas ao mundo, e transforma a sociedade. E com este objetivo a Prefeitura de São Francisco investe cada dia mais na educação, desde o infantil até o nível superior. Neste ano de 2024, só com o nível superior, a administração municipal investirá aproximadamente meio milhão de reais.

O Programa de Concessão de Bolsas de Estudo do município, irá atender aproximadamente 100 alunos de ensino técnico e superior de diversas faculdades. Como é o caso da Aluna Daiane Carla de Souza Gruppo (28), estudante do 4º ano de Psicologia na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF).

“Ter esse auxílio é extremamente importante, visto que hoje a educação é fundamental, não só no meio profissional que já é muito difícil, mas também para o futuro do país. Eu fiquei muito feliz em poder ser contemplada com a bolsa de 100%, ainda mais estando em um curso que exige muita carga horária de estágio e dificulta ter um emprego no momento. São poucos que tem esse privilégio, sem dúvidas é um ano que entra para história de São Francisco. Acredito que todos ficaram felizes e muito emocionados, não só nós alunos, mas nossos pais também. Estar em uma universidade é ter uma perspectiva de futuro melhor, e que bom que a prefeitura apoia isso.” Destacou a Jovem Daiane.

A prefeitura de São Francisco recentemente realizou convenio com as faculdades Unijales e FEF. Os alunos matriculados e com a aprovação no Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, receberão bolsa de 100%, durante os 11 meses do programa.

O programa se renova a cada ano, e é necessário o aluno estar dentro dos critérios previstos na Lei 1273/2009, como estar regularmente matriculado, sem reprovação, sendo a primeira graduação, estar morando, ou os pais serem residentes do município, entre outros critérios.

Como é o caso do Universitário Weverton Leandro Pontel dos Santos (24), estudante do 5º ano de Direito na Faculdade de Americana (FAM), que os pais são residentes no município e ele estuda em Americana.

“Receber uma bolsa de estudos pode ser crucial para muitas pessoas, pois possibilita o acesso à educação superior, que, por sua vez, amplia oportunidades de carreira e desenvolvimento pessoal. Os investimentos da prefeitura na área da educação são fundamentais para garantir a igualdade no acesso à educação de qualidade para todos os cidadãos.” Ressaltou o estudante de Direito.

Depois da análise de cada aluno, ficou determinado que os estudantes das outras universidades e de ensino técnico receberão a bolsa no valor de R$ 300,00 mensais. Os estudantes que a mensalidade é abaixo dos 300 reais o valor será integral contabilizando também como 100%, sendo pago somente o valor da mensalidade. O investimento mensal da prefeitura neste ano será de 36.333 reais, um aumento de mais de 83%, em relação ao ano passado que era investido mensalmente R$ 19.800,00.

A aluna Maria Eduarda Telles (22), estudante do 3º ano de nutrição na FEF, fez parte da comissão do programa e acompanhou de perto todo o processo do programa. “Fazer parte da comissão me fez enxergar como é importante este investimento, porque é um compromisso com o futuro, com a formação de cidadãos capacitados e conscientes, capazes de contribuir para o progresso da sociedade.” Afirmou a jovem.

A lei complementar 1720, criada em 2023, prevê a extensão da Bolsa como auxílio aos alunos de Universidades Estaduais e Federais que tem a necessidade de residir fora, e os pais residentes no município, com comprovação de despesas com moradia. O auxílio neste ano também será no valor de R$ 300,00. A Universitária Raissa Santana Silva (18), estudante do 2º ano de Engenharia da Computação, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, é uma das beneficiárias.

“O auxílio me ajuda muito, principalmente para o pagamento de algumas despesas básicas, como o transporte. Estar na universidade, ainda mais sendo uma universidade pública, é a realização de um sonho para mim e para minha família”. Destacou a estudante de Engenharia da Computação.

Além das Bolsas de Estudo e Auxílio, os estudantes de Jales e Fernandópolis tem transporte gratuito. Todo o investimento é realizado com os recursos próprios do município, neste ano previsto aproximadamente meio milhão de reais, um recorde de investimento na área da educação em relação a anos anteriores desde a criação do Programa em 2001.

Edivaldo Mella Iannascoli

Chefe do Setor de Comunicação